terça-feira, 5 de junho de 2012

A criança agressiva...


 “O que acontece de fato é que toda criança tem dificuldades para controlar suas emoções, mas a maneira como ela é tratada em casa tem uma influência grande na expressão desses sentimentos". 
                                                                                              Rita Romaro

A criança em seus primeiros anos de vida não consegue administrar bem seus sentimentos, suas frustrações. A criança nos seus primeiros meses tem que ser atendida imediatamente, um exemplo é um bebe que quando está com fome chora e enquanto não é atendido não para de chorar. Mas ao longo dos anos vai se formando o ego, que é responsável por desenvolver a capacidade de enfrentar as adversidades ou os desejos não atendidos. Quanto mais toleramos as frustrações nos relacionamos melhor com os outros, na vida da criança os pais são fundamentais neste aprendizado. Não podemos pensar que todas as crianças são naturalmente agressivas, pois alguns fatores externos estão envolvidos nesse processo. Um deles está ligado a alguns fatores como: o fato de a criança observar ou conviver com a violência, a culpa ou o orgulho que ela é estimulada a sentir após praticar a violência e os níveis de frustração e raiva que ela sente. 
Os pais, mesmo que não agridam os filhos, podem estimulara violência quando brigam demais entre si. Os filhos amam os pais e, portanto, se espelham neles. Pais agressivos correm o risco de serem imitados pelos filhos. Outro motivo é quando a competição é estimulada em excesso no ambiente escolar, sem a explicação de que todos são igualmente capazes.Crianças que passaram por situações muito difíceis, podem seguir dois caminhos: ou se isolam, ou se manifestam constantes agressões.



Meninas da pedagogia




Um comentário:

  1. De fato uma criança que cresce num lar onde há discórdias, brigas constantes e até mesmo violência entre os pais, cresce revoltada, depressiva, solitária e violentas, então como pais, temos que estar sempre em alerta pois qualquer atitude boa ou ruim é um reflexo para eles, onde futuramente irão fazer igual ou pior, temos que respeitar nossos filhos, temos que saber dividir a hora certa para conversar ou discutir certos assuntos ou problemas, temos a responsabilidades pelos nossos filhos e por isso devemos educá-los sempre para o melhor caminho e ser uma pessoa melhor para o mundo.

    ResponderExcluir