quinta-feira, 7 de junho de 2012

Engasgou, e agora?



Um dos meios pelo qual as crianças descobrem o mundo é através da boca. Costumam pegar objetos e alimentos e colocá-los na boca como uma maneira de sentir e descobrir o que são, sem a percepção de que esses objetos podem causar acidentes, como o engasgamento. 

Os pais devem ficar atentos com pequenos objetos ao alcance das crianças, pois o índice de engasgos com objetos pequenos dentro de casa é grande.

Outro cuidado que deve ser tomado é com relação aos brinquedos oferecidos às crianças, pelo fato de alguns conter pequenas peças que podem causar acidentes, por isso os pais devem seguir a indicação da idade descrita na embalagem do brinquedo.

Durante as refeições é necessário cortar os alimentos em pedaços pequenos para que a criança consiga mastigar e engolir sem dificuldades e a criança deve se alimentar sempre sentada.

Caso ocorra o engasgamento e a criança estiver tossindo e respirando, não se deve tentar retirar o alimento da boca, pois a tosse liberará as vias aéreas naturalmente. Se ela não estiver respirando, leve-a ao hospital mais próximo com urgência. Se o trajeto foi longo, ligue para os bombeiros e peça instruções do que fazer até chegar ao hospital.

É importante ressaltar que a prevenção é indispensável para evitar acidentes como o engasgo.

Segue um vídeo interessante sobre o assunto:




 Meninas Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário