quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bruxismo, o que seria?


Essa palavra é um pouco quanto estranha, mas muito comum e frequente em nossas crianças, o que nada mais é ranger ou apertar os dentes, podendo se manifestar em qualquer idade, e frequentemente quando as crianças estão na fase de troca de dentes. E o que os pais relatam é que ouvem um barulho como se a criança estivesse “mastigando pedrinhas”.

E o por que do Bruxismo?
Estudos afirmam que a causa não está bem definida e que fatores, tais como: fatores dentais (interferência ao encostar os dentes de cima e de baixo, erupção atípicas dos dentes de leites ou permanentes), fatores sistêmicos (alergias, asma, infecções respiratórias, deficiências nutricionais), fatores ocupacionais (competições) e fatores hereditários podem contribuir com o surgimento do bruxismo.
Mas o fator que é mais comum no entanto é o psicológico, sendo a troca de escola, chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais, por exemplo, podem causar esses momentos de stress, ansiedade e angústia. Quando a criança é pequena (até os 3 anos) não conseguem distinguir a realidade da fantasia e acabam absorvendo incansavelmente as “novidades” deixando – a toda ansiosa. Uma outra possibilidade é a falta de alimentos consistentes para o fortalecimento das mandíbulas e para suprir essa necessidade utilizam o ranger dos dentes.
O bruxismo pode ocorrer de dia ou durante a noite, de forma consciente ou inconsciente. A criança normalmente não apresenta dor, mas podem ocorrer desgastes dentais entre outros danos. O importante é que o diagnóstico seja precoce para evitar maiores prejuízos aos dentes e às estruturas que os cercam.
O tratamento do bruxismo varia de acordo com a sua causa, sinais e sintomas apresentados pela criança. Cada caso deve ser analisado e os fatores descobertos devem ser tratados, tornando talvez necessária a ajuda de outros profissionais, além do dentista.
Organizar o momento anterior ao sono, diminuindo o ritmo da criança ao invés de exercitá-la é uma excelente forma de auxiliá-la a ter uma noite de sono tranquilo.


Meninas da Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário