segunda-feira, 4 de junho de 2012

Privação de sono... O que é?


O que acontece com a criança que não quer dormir?

Essa situação deve ocorrer em muitas famílias, mas o que os pais podem não ter conhecimento é que a criança pode ter o distúrbio do sono infantil.
Esse distúrbio pode ser notado pelos professores, que quando em sala de aula notam que essas crianças ficam mais cansadas, apresentam dificuldades para prestar atenção na aula, aprender tarefas e até falar corretamente. Com toda essa privação ficam em desvantagem em relação às outras que tenham dormido bem. Afinal, o sono é fundamental para o crescimento físico, aprendizado, comportamento, ou seja, nos desenvolvimentos gerais. Abaixo segue algumas dicas que os pais precisam saber.



Agitação: esta pode parecer que a criança tenha tendência de hiperatividade e só quando estão muito cansadas é que apresentarão sinais como bocejar e esfregar os olhos. Um sinal de agitação é quando o sono está chegando e a criança fica se mexendo com isso o corpo ativa o cérebro.


Falta de atenção: isso é  notado em sala de aula, pois é um lugar que se deve ficar atento e sendo uma criança com privação de sono não conseguirá completar uma tarefa e também pode apresentar idade mental diminuída, por exemplo, a criança tem 10 anos, mas apresenta maturidade de 7 anos.

Ficar atento a algumas dessas situações é muito importante, pois a privação não só afeta o dia seguinte, como pode gerar efeitos em longo prazo.

Na hora de dormir não adianta falar para a criança ficar deitada se ela não tem sono. Uma dica é retirar os eletrônicos que estimulem a mente do pequeno e retirar do quarto aparelhos que os deixe com vontade de usá-los. Também é fundamental que os pais procurem orientações médicas.

O ideal é que as crianças durmam 10 horas por noite e lembrar que a nova rotina não muda de uma semana para a outra.



Meninas Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário