quarta-feira, 6 de junho de 2012

Familia funcional



 


A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã dos filhos e também apoio importante no processo de adaptação das criaas para a vida em sociedade.
As famílias estão deixando a função de transmissão de valores e de afeto. E esse é um dos fatores que pode estar contribuindo para o  mau comportamento nas crianças e adolescentes.
As famílias que antes eram formadas por pais (esposo e esposa) e filhos hoje têm perdido a força da família  “modelo”, sendo em alguns casos constituída por netos e avós, tios e sobrinhos ou até mesmo somente por irmãos.
A omissão das famílias tem feito parte da realidade em que vivemos com o ingresso da mulher no mercado de trabalho o tempo disponível para a dedicação aos filhos daquela que, antes, só se dedicava quase que exclusivamente à formação das crianças diminuiu quase por completo.
Porém deve-se destacar que a família modelo “perfeita”, formada por pai, mãe e filhos, esta tem se tornado um mito em nossa sociedade. É de grande importância que as crianças tenham uma família funcional, ou seja, não importa se é formada no modelo padrão ou apenas por avós e netos, pai e filhos, o importante é que está família, esteja sempre presente na vida dessas crianças.
 É preciso saber educar de forma correta. O desafio está na qualidade dessa convivência, na qual, a educação deve estar sempre presente, mantendo um bom clima relacional.

Meninas Pedagogia

Um comentário:

  1. Eu não uma criação onde se pode dizer que tive uma família funcional, unida, isso me fez falta, hoje procuro fazer da minha família, eu, meu esposo e minha filha uma família unida, sempre juntos e unidos principalmente em lazer o que mais nos une é nossa religiosidade onde juntos nos doutrinamos e assim fortalecemos ainda mais os laços de família e o que nos ajuda muito nos tempos de hoje onde o tempo está cada vez mais curto para curtir nosso momento família.

    ResponderExcluir