sexta-feira, 4 de maio de 2012

Você tem medo de que?



É comum crianças terem medos, assim como nós adultos também temos, porém nas crianças o medo é mais frequente e muitas vezes relacionado a algo que julgamos “bobo”.
Normalmente as crianças temem o desconhecido, pelo fato de não saberem nada, ou quase nada, a respeito de algo, acarretando assim julgamentos e/ou imaginações geralmente negativas.
O fato de o medo existir e atormentar muitas crianças não me espanta, pois sabemos que isso é inevitável. O que me preocupa é o que esse medo pode causar nas crianças. E aqui eu me refiro a traumas e até doenças.
Se a criança tem medo de dormir sozinha em seu quarto por causa do escuro, por exemplo, cabe aos pais trabalharem com esse medo, conversando com a criança, mostrando que não há bichos ou fantasmas por lá, que tudo que se encontra no quarto continua do mesmo jeito ao apagar a luz, ficar com a criança até ela pegar no sono durante alguns dias, entre outras coisas.
Uma boa conversa, que leve a criança ao esclarecimento de algumas coisas podem evitar os traumas, que ocorrerão caso o medo for “deixado de lado”, principalmente pelos pais, que são para seus filhos, pessoas nas quais eles confiam e devem apoiá-las.

Abaixo segue um vídeo muito interessante de uma reportagem exibida na Rede Globo, relacionado ao assunto tratado, vale a pena conferir!


Meninas da Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário