sexta-feira, 18 de maio de 2012

“Filho de peixe peixinho é”





É fato que as crianças se espelham nos adultos para “realizarem” suas ações e atitudes. Elas têm como referencias as pessoas mais próximas com quem convivem, ou seja, a família, normalmente os pais.
            As meninas buscam sempre se parecer com as mães e os meninos com os pais. Portanto devemos sempre ficar atentos ao que fazemos e falamos na frente dos filhos. É freqüente ouvirmos casos, que chamamos informalmente de “bola fora”, na qual a criança simplesmente reproduz a alguém o que ouviu da mãe ou do pai.
            É normal também vermos crianças que são violentas ou que falam muitos palavrões, pois bem, isso é apenas uma reprodução daquilo que ela está vendo. Provavelmente se o menino ver o pai xingando ou até batendo em sua mãe, ele poderá no futuro ser um homem agressivo e violento com as mulheres. A mesma coisa ocorre com as meninas ao verem o mau tratamento da mãe para com o pai. Pode acontecer ainda que os filhos ao conviverem em constante desarmonia com os pais não sintam vontade de ter uma família futuramente.
            Pais que não se respeitam, que consomem bebida alcoólica em excesso, que não respeitam as leis de trânsitos, enfim, que transmitem muitas ações/atitudes errôneas aos filhos, pensem bem, vocês são responsáveis por essas crianças, e no futuro possivelmente se espelharão em vocês, afinal “filho de peixe, peixinho é” .

Meninas Pedagogia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário