segunda-feira, 28 de maio de 2012

Filhos... Tempo precioso!




Um dos problemas que mais afligem os pais é o do tempo que devem gastar na convivência com os filhos. Trabalhando a maior parte do dia, os pais encontram cada dia mais dificuldade em reservar um tempinho para estes, desta forma a frase “ não tenho tempo” sem dúvidas se tornou uma das frases mais pronunciadas nos dias atuais.
Entretanto é comum ouvirmos “ não tenho tempo para este ou aquele projeto, ou até para aquela viagem, porém a mais preocupante para a sociedade é “ não tenho tempo para meu filho”.
Assim, com o desejo da auto – realização profissional, os pais acabam colocando os filhos em segundo plano, recorrendo para a terceirização da educação de seus filhos, com as “babas, os avós, as creches e escolas de período integral.”
Com a “falta de tempo”, esses pais apelam também para os presentes e chegam a gastar uma quantia expressiva, em mimos para essas crianças e adolescentes.
As famílias estão deixando a função de transmissão de valores e de afeto. E esse é um dos fatores que pode estar contribuindo para o comportamento mais agressivo de crianças e adolescentes.
Contudo é importante ressaltar que nenhum presente substitui a presença dos pais na vida de uma criança, levando em consideração que o convívio familiar é de extrema importância para a criação de valores e a formação da personalidade. Assim, é de grande importância que as crianças tenham uma família funcional, que estejam sempre presente em suas vidas.




                                                                               Meninas Pedagogia

Um comentário:

  1. Eu sou mãe e trabalho fora, e essa falta de tempo já me prejudicou muito em minha relação com minha filha, mas aprendi que não importa a quantidade de tempo que se dedica e sim a qualidade do momento em que estou com ela, faço de pouco tempo um grande momento onde conversamos todos assuntos do dia, onde trocamos carinhos, onde conhecemos mais uma e outra, onde preenchemos nosso coração com todo amor que sentimos, mas infelizmente tem aqueles pais que não se importam de se dedicar nem 1 minuto com seu filho preenchendo esse tempo com presentes, bens materiais, isso fará alegria no momento mas depois isso passa e volta o vazio, a tristeza, a depressão na criança que só pode ser resolvida com a presença dos pais.

    ResponderExcluir