sexta-feira, 6 de abril de 2012

Vem um irmãozinho aí?



Esta é sem dúvida, uma situação que vai gerar o tão famigerado ciúme no irmãozinho mais velho.
Afinal, ele pode perder o “trono”, terá que partilhar o papai e a mamãe com o outro e isso é muito difícil para as crianças pequenas e egocêntricas.
Enfim, a chegada de um novo bebê deve ser vista com cuidado, pois é quase certo que vai gerar uma crise de ciúme, pois dói dividir o amor da mãe. Afinal, na lógica da criança, desde a gravidez o novo bebê já está ocupando a sua mãe.
Por isso, nossa contribuição é que ao apresentar a chegada do novo bebê, seja sincera com ele e não vá além do que ele possa  partilhar no momento como dizer: “Vamos ter um novo bebê na nossa família” . E se com o tempo ele demonstrar sentimentos diferentes, maior ansiedade, inquietação é bom sabermos que a criança pode estar insegura, ou com ressentimento quanto ao novo bebê.
É importante ser sincera e verdadeira. O bebê vai nos trazer alegria, outras vezes cansaço, aborrecimento, e vai precisar da mãe para ser alimentado, ou trocadas as fraldas. De maneira que, dizer tudo isso para seu filho e ainda acrescentar que se ele se sentir sozinho ou abandonado, que venha contar para que a mãe possa lhe fazer muito carinho, será bastante apreciado, pois a criança vai sentir que também é amada.

                                                                                 Meninas Pedagogia




2 comentários:

  1. Isso meio que aconteceu comigo, mas como nao era muito ciumenta levei de boa. E com certeza sempre devemos ser sinceros como os filhos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho filhos,mas ocorreu no meio da minha família o mesmo caso e ainda ocorre.
    Porém na minha opinião,ter um pouquinho de ciúmes do irmão(a) é bem normal,mas os pais que devem ensinar a cada um,tanto o mais velho como o mais novo e não tratar um melhor que o outro para não haver discusões.

    ResponderExcluir