sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Saltinho e Mamadeira"





Hoje presenciei  uma cena que já está comum em nosso meio. Num Salão de Beleza uma criança de 3 (três) anos de idade acompanhava a vovó; apenas que causou-me um impacto o fato de estar calçando sandálias de salto (e já pisava torto) , e uma mamadeira pendurada na boca.
A pergunta que me assalta é: não estamos colaborando para uma adultização precoce quando ousamos achar “bonitinho, lindinho, engraçadinho” para dizer o mínimo? A disseminação da adultização precoce poderá trazer muitos entraves no futuro, como por exemplo, a desorganização da identidade da criança. Afinal, quem é ela? É uma criança ou uma adultazinha? Anda como adulta – de saltos na minúscula sandália – mas precisa da mamadeira (tardia, aliás), pela alimentação e pela proximidade do objeto pendurado (e pesado!) consigo todo o tempo. É difícil entender como vive  esse paradoxo.
Como entender o apoio e aplausos dos adultos (a sociedade) ? Afinal, uma criança de três anos de idade não conseguiria impor-se a saltos nos sapatos ou um sutiã com bojo do tipo “nadador”...
Vamos refletir sobre isso e, que tal deixar nossas crianças viver a sua infância? O tempo é esse e delas.

Meninas da Pedagogia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário