quinta-feira, 19 de abril de 2012

Podemos conversar?



Hoje, a falta de tempo dos pais é causadora de inúmeras falhas no processo de educação de seus filhos e uma delas diz respeito ao diálogo, assunto que trataremos agora.

Há uma enorme diferença entre o diálogo e o monólogo informativo, pois para haver um diálogo é necessário a participação de quem fala e quem ouve, ou seja, dialogar não é apenas passar uma informação.

Muitas vezes quando o filho age de maneira equivocada ou foge a alguma regra, os pais começam a falar sobre a atitude errada do filho e/ou o quanto já pediram para não agir assim, e se esquecem de deixar o filho falar, se explicar, pois muitas vezes os pais ficam nervosos diante de uma situação causada pelo filho e nem ao menos perguntam o motivo que o levou a agir daquela maneira. 

Saber ouvir é muito importante e é um assunto trabalhado na maioria das escolas, com as crianças, porém de nada adianta se os pais não derem o exemplo e praticarem a ato de ouvir seus filhos. E aqui eu me refiro também a outro problema causado pela falta de tempo dos pais, que se trata de não dar à criança a atenção necessária em momentos nos quais ela, muitas vezes, só quer contar o que aconteceu na escola.

Ouvir e questionar seu filho sobre os acontecimentos do dia, suas conquistas, etc. é fundamental para a formação da criança, além de contribuir para a conquista da confiança entre a criança e seus pais, pois assim, elas se sentem seguras ao contar algo sabendo que será ouvida. 

Você já conversou com seu filho hoje?


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." Paulo Freire
 Meninas Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário