quarta-feira, 18 de abril de 2012

Causas das crianças indisciplinadas relacionadas com os pais.

As crianças indisciplinadas revelam problemas através de comportamentos inadequados, elas não nasceram com esses problemas. Por vezes, é apenas um problema de comportamento sugerido pelos pais de forma errada, devido às vidas complicadas e ao mundo difícil em que se vive hoje em dia. Crianças com comportamentos indisciplinares como, morder, exigir, ataques de raiva, etc., podem tornar-se irritantes aos olhos dos pais, porém, os pais devem ser pacientes o suficiente para ensinarem os seus filhos a parar este tipo de comportamento.
Alguns dos principais problemas de comportamento nas crianças e como ajudá-las:

Rejeição paternal

Este é um dos maiores problemas nos dias atuais, especialmente em casais onde ambos trabalham e estão comprometidos com as suas carreiras. Estas crianças anseiam pelo amor dos pais. Os motivos para isto acontecer incluem: Incapacidade dos pais darem amor e afeto aos seus filhos em suficiente; Falta de interesse dos pais em demonstrar interesse nas atividades e conquistas dos filhos. O resultado para estas ações podem ser:
  • Caráter agressivo nas crianças.
  • Crianças que estão sempre a chamar a atenção dos pais.
  • Crianças que se sentem sozinhas em casa, mesmo quando os pais lá estão.

Súper proteção

Os pais tentam dar aos seus filhos um ambiente extremamente seguro, o que impede que as crianças se adaptem ao meio em que vivem. Crianças súper protegidas procuram sempre a ajuda dos seus pais e a sua mente está programada para que elas acreditem que os seus pais irão cuidar delas e resolver seus problemas para o resto de suas vidas. O resultado para estas ações podem ser:
  • Incapacidade da criança conseguir resolver problemas sociais.
  • Crianças que entram num estado de medo, o que pode ser muito perigoso.

Excesso de privilégios

Isto acontece muitas vezes quando os pais têm apenas um filho, sendo mais liberais com as suas atividades. No início pode parecer bom, mas a longo prazo pode ser problemático. O resultado para estas ações podem ser:
  • Crianças com um caráter egoísta.
  • Crianças menos pacientes.
  • Crianças que desenvolvem uma atitude agressiva, para conseguirem o que pretendem.

Modelos de pais impróprios

Os pais são os modelos de qualquer criança. Se os pais tiverem boas qualidades, então será natural que as crianças sigam essas qualidades. Mas, se pelo contrário, os pais forem viciados em álcool, drogas, tiverem problemas emocionais, podem afetar uma criança muito facilmente. Por vezes, pode gerar um modelo negativo
  • Crianças vulneráveis a comportamentos de risco: drogas, álcool entre outros problemas.
 Enfim, disciplina também é Amor. Os pais podem exigir, serem firmes, para que as crianças percebam que o seu comportamento não é desejado. Logo depois, um grande abraço e um beijo bem gostoso em seu filho vai ser a concreta demonstração de que tudo o que vocês pais fazem é por  amor.

                                                                                                          Meninas Pedagogia

Um comentário:

  1. "Hoje em dia muitos pais são modernos, colocando em primeiro lugar trabalho e outras atividades e deixando por último a família especialmente os filhos o que é muito errado, O uso de tempo é questão de prioridades, dedicar-se integralmente durante o tempo que disponibilizar para com os filhos, não importa quanto tempo mas a qualidade desse tempo pois, é muito importante para as crianças porque se eles se sentem excluídos começam a se comportar da mesma maneira em que são tratados com rejeição.
    É muito importante que a criança tenha tempo livre para exercitar a criatividade, para brincar e desenvolver a curiosidade, a falta de privacidade devida a super proteção gera insegurança neles.
    A presença física não é garantia de participação na vida dos filhos, é necessário ouvir, dar atenção, levar em conta a opinião dos filhos, cultivar os vínculos com os filhos, contando histórias sobre a vida familiar, estar disponível, ensinar a conviver com respeito, impor limites, muitos pais compensam seus filhos com bens materiais e isso não substitui as necessidades de apoio emocional isso pode levar a criança a entender que para demonstrar amor o mais importante são as sensações proporcionadas pela matéria e não pelos sentimentos.
    Não há como aprender a amar sem exercitar, o grande beneficiário não é quem recebe, mas quem doa e a melhor prática é começar pela família"

    ResponderExcluir