A criança tem o seu primeiro contato com o mundo com a boca, é normal encontrarmos crianças de mais ou menos 2 anos que acabam mordendo seus coleguinhas na escola. Geralmente a mordida acontece quando há uma competição de brinquedos; aquele que está perdendo usa os seus “dentinhos” para pegar o brinquedo do colega.
Quando dava aula para o maternal um aluno mordia os colegas quando estava empolgado com alguma situação. Existem várias explicações para o morder.
Uma situação que pode constranger as crianças são as brincadeiras com a boca, às vezes assoprar a barriga da criança, às vezes até pequenas mordidas, que de fato não afetam as crianças, mas que quando ela chega na escola ela vai reproduzir o que vivenciou com a sua família.
A mordida é uma situação bem constrangedora para todos aqueles que estão envolvidos. Normalmente os pais sentem que seus filhos estão desprotegidos e por isso aconteceu a mordida, sentem culpa por terem que deixarem seu filho na escola. Os pais da criança que mordeu sentem-se culpados e envergonhados. A escola muitas vezes tem que ser a mediadora da situação, tanto com as famílias, quanto com as crianças: a que mordeu e a que foi mordida. É necessário explicar para a crianças que não pode fazer isso com o coleguinha, pois machuca, ele fica triste. Mostrar que existem regras e que eles tem o dever de tratar bem o coleguinha.
Com o passar do tempo e com as conversas a criança vai aprendendo os conceitos e descobre outras formas de sentir prazer.
Meninas da Pedagogia.
A criança tem o seu primeiro contato com o mundo com a boca, é normal encontrarmos crianças de mais ou menos 2 anos que acabam mordendo seus coleguinhas na escola. Geralmente a mordida acontece quando há uma competição de brinquedos, aquele que está perdendo usa os seus “dentinhos” para pegar o brinquedo do colega.
Quando dava aula para o maternal um aluno mordia os colegas quando estava empolgado com alguma situação. Existem várias explicações para o morder.
Uma situação que pode constranger a crianças são as brincadeiras com a boca, ás vezes assoprar a barriga da criança, ás vezes até pequenas mordidas, que de fato não afetam a crianças, mas que quando ela chega na escola ela vai reproduzir o que vivenciou com a sua família.
A mordida é uma situação bem constrangedora para todos aqueles que estão envolvidos, a crianças que foi mordida e sua família, normalmente os pais sentem que seus filhos estão desprotegidos e por isso aconteceu a mordida, sentem culpa por terem que deixarem seu filho na escola. Os pais da criança que mordeu sentem-se culpados e envergonhados. A escola muitas vezes tem que ser a mediadora da situação, tanto com as famílias, quanto com as crianças, a que mordeu e a que foi mordida. É necessário explicar para a crianças que não pode fazer isso com o coleguinha, pois machuca, ele fica triste. Mostrar que existem regras e que eles tem o dever de tratar bem o coleguinha.
Com o passar do tempo e com as conversas a criança vai aprendendo os conceitos e descobre outras formas de sentir prazer.