quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bruxismo, o que seria?


Essa palavra é um pouco quanto estranha, mas muito comum e frequente em nossas crianças, o que nada mais é ranger ou apertar os dentes, podendo se manifestar em qualquer idade, e frequentemente quando as crianças estão na fase de troca de dentes. E o que os pais relatam é que ouvem um barulho como se a criança estivesse “mastigando pedrinhas”.

E o por que do Bruxismo?
Estudos afirmam que a causa não está bem definida e que fatores, tais como: fatores dentais (interferência ao encostar os dentes de cima e de baixo, erupção atípicas dos dentes de leites ou permanentes), fatores sistêmicos (alergias, asma, infecções respiratórias, deficiências nutricionais), fatores ocupacionais (competições) e fatores hereditários podem contribuir com o surgimento do bruxismo.
Mas o fator que é mais comum no entanto é o psicológico, sendo a troca de escola, chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais, por exemplo, podem causar esses momentos de stress, ansiedade e angústia. Quando a criança é pequena (até os 3 anos) não conseguem distinguir a realidade da fantasia e acabam absorvendo incansavelmente as “novidades” deixando – a toda ansiosa. Uma outra possibilidade é a falta de alimentos consistentes para o fortalecimento das mandíbulas e para suprir essa necessidade utilizam o ranger dos dentes.
O bruxismo pode ocorrer de dia ou durante a noite, de forma consciente ou inconsciente. A criança normalmente não apresenta dor, mas podem ocorrer desgastes dentais entre outros danos. O importante é que o diagnóstico seja precoce para evitar maiores prejuízos aos dentes e às estruturas que os cercam.
O tratamento do bruxismo varia de acordo com a sua causa, sinais e sintomas apresentados pela criança. Cada caso deve ser analisado e os fatores descobertos devem ser tratados, tornando talvez necessária a ajuda de outros profissionais, além do dentista.
Organizar o momento anterior ao sono, diminuindo o ritmo da criança ao invés de exercitá-la é uma excelente forma de auxiliá-la a ter uma noite de sono tranquilo.


Meninas da Pedagogia

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Que musicas seu filho anda ouvindo?


            Vemos que cada dia as crianças estão “perdendo” a inocência mais cedo. Não seria isso uma falta de incentivo? Seja da família ou da escola, devemos incentivar as nossas crianças a brincarem e ouvirem músicas saudáveis e apropriadas para suas idades.
            Os pais em casa devem tomar certo cuidado, podem ter a preferência por qualquer ritmo/melodia musical, no entanto, se atentem as letras que estas podem vir passar aos seus filhos, pois mais tarde eles a reproduzirão.
            O ideal é, além de ouvirem seus próprios gostos musicais, tentar participar com os filhos, ouvindo e se divertindo com musicas infantis, que lhes tragam prazer e um aprendizado de forma lúdica.
            Provavelmente os filhos um dia ou outro chegará em casa cantando alguma música que possua uma letra um tanto desagradável, então o que fazer? Este será o momento correto para uma boa conversa, na qual possa instruir o seu filho que ele pode ter o gosto de sua preferência, entretanto, aprenda a entender a letra da música antes de sair cantando.
            Pais, vocês são a primeira influencia na formação de seus filhos, portanto é preciso de atenção em todos os aspectos, até nas musicas que ouvem! Vamos ajudar nossa crianças terem uma infância mais saudável!


                                                                                                                               Meninas Pedagogia

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Que bagunça!!

A maioria das crianças e adolescentes vivem em com os quartos bagunçados, isso sempre é motivo de confronto entre pais e filhos. Todos nós adultos já passamos por situações como esta quando pequenos.
As crianças e jovens acumulam muito objetos, incluindo eletrônicos, brinquedos, roupas, sapatos e assim por diante. É comum encontrar roupas sujas jogadas no chão, mesas caindo objetos de tão cheia, toalhas em cima da cama, tênis e meias embaixo da cama, e tudo de desordem que eles conseguem fazer.
Para muitas mães essa situação de bagunça é motivo de estresse, pois a maioria das mulheres gostam de ter suas casas sempre limpas e arrumadas, e em muitos casos a secretária do lar não conseguem nem mesmo limpar direito o quarto com a bagunça por todo lugar, isso quando não são impedidas pelos próprios jovens de entrar no quarto.
Com pequenas atitudes podem auxiliar a mudar esta situação e acabar com as brigas relacionadas a bagunça, por exemplo, mesmo que não fique bonito esteticamente, pode-se colocar um cesto de roupa no quarto, pois assim eles colocarão a roupa que deve ser lavada tudo em um único lugar. As roupas que não estão sujas pode-se colocar cabides no guarda-roupa, assim a criança e o jovem pendura a roupa ali, porque algumas vezes eles deixam jogado por preguiça de dobrar.
Na mesa pode-se colocar dentro da gaveta um separador de talheres, para organizar os materiais escolares, e deixar a primeira gaveta para livros que eles utilizam diariamente, para facilitar na hora de guardar.
Para evitar colchas amassadas, substitua-as por edredom, além de evitar ficar amassada ainda fica muito bonito. No caso de beliche, prefira lençóis com elásticos.
Para evitar os objetos jogados no chão, coloque caixas no quarto, pode ser do modelo com rodinhas, pois assim facilita na hora de locomover para limpeza.
Com essas dicas é possível deixar o quarto organizado. Pais, vamos acabar com a bagunça e colocar ordem no quarto?

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Engasgou, e agora?



Um dos meios pelo qual as crianças descobrem o mundo é através da boca. Costumam pegar objetos e alimentos e colocá-los na boca como uma maneira de sentir e descobrir o que são, sem a percepção de que esses objetos podem causar acidentes, como o engasgamento. 

Os pais devem ficar atentos com pequenos objetos ao alcance das crianças, pois o índice de engasgos com objetos pequenos dentro de casa é grande.

Outro cuidado que deve ser tomado é com relação aos brinquedos oferecidos às crianças, pelo fato de alguns conter pequenas peças que podem causar acidentes, por isso os pais devem seguir a indicação da idade descrita na embalagem do brinquedo.

Durante as refeições é necessário cortar os alimentos em pedaços pequenos para que a criança consiga mastigar e engolir sem dificuldades e a criança deve se alimentar sempre sentada.

Caso ocorra o engasgamento e a criança estiver tossindo e respirando, não se deve tentar retirar o alimento da boca, pois a tosse liberará as vias aéreas naturalmente. Se ela não estiver respirando, leve-a ao hospital mais próximo com urgência. Se o trajeto foi longo, ligue para os bombeiros e peça instruções do que fazer até chegar ao hospital.

É importante ressaltar que a prevenção é indispensável para evitar acidentes como o engasgo.

Segue um vídeo interessante sobre o assunto:




 Meninas Pedagogia

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Familia funcional



 


A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã dos filhos e também apoio importante no processo de adaptação das criaas para a vida em sociedade.
As famílias estão deixando a função de transmissão de valores e de afeto. E esse é um dos fatores que pode estar contribuindo para o  mau comportamento nas crianças e adolescentes.
As famílias que antes eram formadas por pais (esposo e esposa) e filhos hoje têm perdido a força da família  “modelo”, sendo em alguns casos constituída por netos e avós, tios e sobrinhos ou até mesmo somente por irmãos.
A omissão das famílias tem feito parte da realidade em que vivemos com o ingresso da mulher no mercado de trabalho o tempo disponível para a dedicação aos filhos daquela que, antes, só se dedicava quase que exclusivamente à formação das crianças diminuiu quase por completo.
Porém deve-se destacar que a família modelo “perfeita”, formada por pai, mãe e filhos, esta tem se tornado um mito em nossa sociedade. É de grande importância que as crianças tenham uma família funcional, ou seja, não importa se é formada no modelo padrão ou apenas por avós e netos, pai e filhos, o importante é que está família, esteja sempre presente na vida dessas crianças.
 É preciso saber educar de forma correta. O desafio está na qualidade dessa convivência, na qual, a educação deve estar sempre presente, mantendo um bom clima relacional.

Meninas Pedagogia

terça-feira, 5 de junho de 2012

A criança agressiva...


 “O que acontece de fato é que toda criança tem dificuldades para controlar suas emoções, mas a maneira como ela é tratada em casa tem uma influência grande na expressão desses sentimentos". 
                                                                                              Rita Romaro

A criança em seus primeiros anos de vida não consegue administrar bem seus sentimentos, suas frustrações. A criança nos seus primeiros meses tem que ser atendida imediatamente, um exemplo é um bebe que quando está com fome chora e enquanto não é atendido não para de chorar. Mas ao longo dos anos vai se formando o ego, que é responsável por desenvolver a capacidade de enfrentar as adversidades ou os desejos não atendidos. Quanto mais toleramos as frustrações nos relacionamos melhor com os outros, na vida da criança os pais são fundamentais neste aprendizado. Não podemos pensar que todas as crianças são naturalmente agressivas, pois alguns fatores externos estão envolvidos nesse processo. Um deles está ligado a alguns fatores como: o fato de a criança observar ou conviver com a violência, a culpa ou o orgulho que ela é estimulada a sentir após praticar a violência e os níveis de frustração e raiva que ela sente. 
Os pais, mesmo que não agridam os filhos, podem estimulara violência quando brigam demais entre si. Os filhos amam os pais e, portanto, se espelham neles. Pais agressivos correm o risco de serem imitados pelos filhos. Outro motivo é quando a competição é estimulada em excesso no ambiente escolar, sem a explicação de que todos são igualmente capazes.Crianças que passaram por situações muito difíceis, podem seguir dois caminhos: ou se isolam, ou se manifestam constantes agressões.



Meninas da pedagogia




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Privação de sono... O que é?


O que acontece com a criança que não quer dormir?

Essa situação deve ocorrer em muitas famílias, mas o que os pais podem não ter conhecimento é que a criança pode ter o distúrbio do sono infantil.
Esse distúrbio pode ser notado pelos professores, que quando em sala de aula notam que essas crianças ficam mais cansadas, apresentam dificuldades para prestar atenção na aula, aprender tarefas e até falar corretamente. Com toda essa privação ficam em desvantagem em relação às outras que tenham dormido bem. Afinal, o sono é fundamental para o crescimento físico, aprendizado, comportamento, ou seja, nos desenvolvimentos gerais. Abaixo segue algumas dicas que os pais precisam saber.



Agitação: esta pode parecer que a criança tenha tendência de hiperatividade e só quando estão muito cansadas é que apresentarão sinais como bocejar e esfregar os olhos. Um sinal de agitação é quando o sono está chegando e a criança fica se mexendo com isso o corpo ativa o cérebro.


Falta de atenção: isso é  notado em sala de aula, pois é um lugar que se deve ficar atento e sendo uma criança com privação de sono não conseguirá completar uma tarefa e também pode apresentar idade mental diminuída, por exemplo, a criança tem 10 anos, mas apresenta maturidade de 7 anos.

Ficar atento a algumas dessas situações é muito importante, pois a privação não só afeta o dia seguinte, como pode gerar efeitos em longo prazo.

Na hora de dormir não adianta falar para a criança ficar deitada se ela não tem sono. Uma dica é retirar os eletrônicos que estimulem a mente do pequeno e retirar do quarto aparelhos que os deixe com vontade de usá-los. Também é fundamental que os pais procurem orientações médicas.

O ideal é que as crianças durmam 10 horas por noite e lembrar que a nova rotina não muda de uma semana para a outra.



Meninas Pedagogia